2019 - Costa Leste - Cruzeiros - Eventos - ABVC
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2019

O Cruzeiro Costa Leste 2019 está sendo velejado.

VEJA AQUI O RELATO

 

Trata-se de um cruzeiro ao longo da costa leste do Brasil, com extensão aproximada de 850 milhas, divididas em várias etapas. A rota é bastante conhecida e atraente e nessa época do ano, clima ameno e ventos favoráveis, reúne as melhores condições para a viagem. Excepcional oportunidade de velejar em grupo, previlegiando a segurança e o
companheirismo.

PROGRAMA FINAL (em 01/08/2019):

Escala Distancia (MN) Chegada Saída Chegada real Saida real
Rio de Janeiro     04/07    04/07 00:00 e 02:00
Búzios 90 05/07 10/07  04/07  08/07 00:00
Vitória 180 11/07 15/07  09/07  18/07 08:00
Caravelas    ------  ------  19/07  24/07 08:00
Abrolhos 170 16/07 19/07  24/07  26/07 16:00
Santo André 110 20/07 23/07  27/07  29/07 11:00
Ilhéus 100 23/07 25/07  -------  -------
Camamú 30 25/07 28/07  30/07  01/08 04:00
Salvador 60 28/07 30/07  -------  -------
Aratú 15 30/07    01/08  

 

Eventos náuticos de interesse para os participantes:

VALORES

  • Veleiros até 32 pés: R$1500
  • Veleiros de 33 a 40 pés: R$1800
  • Veleiros de 41 a 50 pés: R$2000
  • Veleiros maiores que 50 pés: R$2200
  • Tripulantes: R$400 cada

O valor da inscrição do veleiro inclue o comandante, que deve ser associado da ABVC em dia com a anuidade 2019. O limite é de 30 embarcações inscritas.

 

PARCEIROS:


A realização do Cruzeiro Costa Leste é organizado pela ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro em parceria com o CNC Clube Naval Charitas, ICAB Iate Clube da Armação de Búzios, ICES Iate Clube do Espírito Santo, ICI Iate Clube de Ilhéus, Socicam-TTNB Terminal Turístico Náutico da Bahia, ICA - Iate Clube de Aratú, Cabanga Iate Clube de Pernambuco e pelo inestimável apoio da Marinha Brasileira.

PARTICIPAÇÃO:

Abertas a veleiros classificados em “Costeira” e “Alto Mar”, LOA 27 pés ou mais, velocidade cruzeiro acima de cinco nós. Os Comandantes devem possuir qualificações de Mestre Amador ou Capitão Amador.


Os Veleiros participantes deverão estar aptas a realizar a travessia, de acordo com os regulamentos da Marinha do Brasil. Os veleiros inscritos poderão vir a ser submetidos à INSPEÇÃO por Comissão designada, e de cuja aprovação dependerá a sua integração no Cruzeiro. É responsabilidade dos comandantes manter os registros (Embarcação e
Tripulantes) atualizados junto à organização e autoridades competentes.

Interessados devem submeter Manifestação de Interesse de Participação. A Organização avaliará e somente aceitará as candidaturas que reflitam e reforcem o espírito de evento.

INSCRIÇÃO

A inscrição para o CCL será feita temporariamente de forma manual (problema de site). Baixe a ficha de inscrição, preencha os dados com qualquer editor e mande-a para informatica@abvc.com.br. Receberá em 24h um email com instruções para prosseguir.

 

Veleiros inscritos até 30/06/2019

 

No. Veleiro Comandante    Status
1 Astrolabio Julio Cezar Adamowski    Inscrito
2 Tamuatoa 3 Fernando de Camargo Sheldon Jr    Inscrito
3 Alphorria Cat Mauricio Rosa    Desistente
4 Equador II Cristiano Lopes Lourenço    Inscrito
5 Spray Fernando Ricardo Lopes Cascaes    Inscrito
6 Sweet 2 João Octávio Calmon Ribeiro    Inscrito
7 Galego Ralf Ribeiro Merschmann    Inscrito
 8  Wisdom  Carlos Blanco Fernandez    Inscrito
9  Blue Bier Danilo Franco Rondinelli    Inscrito
10  Mobile Rogerio Achcar    Inscrito
11  Pappi Helano Landim Frota Leitão    Inscrito
12 BLU II Claudio Renaud    Inscrito
13 Firulete Evoy Zaniboni Filho    Inscrito
14 Carpe Ventum Luiz Augusto de Abreu Moreira    Inscrito
15 Avenir Diego Zaragoza    Inscrito

Relatos do Cruzeiro

Niteroi - Clube Naval Charitas

O CNC recebeu os participantes do Costa Leste de braços abertos e o pessoal foi chegando aos poucos, completando as tripulações.

  • Tivemos apresentação de um filme sobre o Endurance dia 1/7.
  • Dia 2/7, após um churrasco "espontâneo", enquanto os comandantes se reuniam e ouviam apresentações sobre comunicações, os tripulantes foram convidados a irem ao Parque da Cidade para ver o por do sol desde la, onde se tem uma vista fantástica dos morros do Rio de Janeiro, da Baia da Guanabara e Niteroi.  À noite, depois de uma palestra sobre meteorologia pelo Capitão de Mar de Guerra Valgas Lobo participamos de uma degustação de deliciosos caldos.
  • Dia 3/7, como a meteorologia mostrava uma janela praticável para a perna até Buzios no dia seguinte e a próxima somente muitos dias depois, foi decidido zarpar em dois grupos: a meia noite os mais lentos e às 02:00 do dia 4 os mais rápidos, para chegarem mais ou menos juntos. Mas antes, claro, haveria o jantar de abertura do Cruzeiro Costa Leste 2019.
  • A saida aconteceu no horário previsto, com previsões de todos os tipos, com pouco vento ou muito vento, mas todas com bastante ondas.

Búzios - ICAB

A travessia foi um pouco mais dura que o esperado pelas previsões de vento fraco e mais suave que as previstas pelos ventos fortes. Assim mesmo aconteceram algumas pequenas avarias (proteção de vela descosturada, vela com pequeno rasgo, motor de arranque pifado, problema de combustível, ...) mas todos chegaram. O ICAB havia preparado poitas para o CCL de modo que todos puderam ficar em poita, com ajuda do clube e depois com a do pessoal do CCL mesmo. Os  primeiros a chegarem, no final da tarde, foram recebidos com um forte temporal com chuva horizontal e um ventão que impediam ver à frente da proa. Durou uns 20 minutos, dessalgou os barcos e foi-se embora e ai pudemos amarrar os barcos. Mas foi impressionante. Esta pancada também atingiu os que vieram atras e alguns procuraram refugio atrás de ilhas ou em Cabo Frio. Passou como veio.

O tempo não colaborou, no entanto. Se dia 5/7 deu para ir à terra para tratar de diesel, água e principalmente tomar banho,  muito vento e muita onda basicamente impediram o desembarque durante todo o dia 6/7, pelo menos usando o pequeno flutuante plástico, que parecia mais um touro de rodeio que uma plataforma de desembarque. Alguns até tentaram e forneceram um espectáculo para quem estava apoitado perto.

Dia 7 o vento se acalmou um pouco e foi decidido zarpar a meia noite, passando o cabo de São Tomé durante o dia. Os barcos que haviam ficado para trás já estavam de volta, as velas costuradas, tudo resolvido para esta próxima etapa.

Vitória- ICES

A perna de Buzios a Vitória é de mais de 1 dia (180 milhas) e deixa muita gente preocupada por causa da passagem do cabo de São Tomé, que tem altos fundos que vão a dezenas de milhas da costa, podendo levantar um mar desagradável. Boa pate da perna foi feita com motor pois o vento estava fraco e de popa, apenas as ondas, de lado,m eram inconfortáveis. Os mais rápidos tiveram que esperar para entrar em Vitória ao amanhecer, os mais lentos cheragam diretamente entre o amanhecer e 9h00 do dia 9/7. Os barcos ficaram na piscina externa (agitada) e uns 4 conseguiram vaga na ponta do pier principal.

O relativo desconforto foi largamente compensado pela recepção do clube à nossa flotilha, o comodor e o diretor de vela recebendo o pessoal e oferecendo as instalações do clube.

Com bastante tempo livre, tivemos algumas atividades conjuntas: um looongo churrasco dia 11 e uma animada palestra sobre as baleias jubartes dia 12.

O ponto alto esperado por todos foi a tradicional paella que o clube ofereceu aos participantes do CCL. Animada com música música ao vivo, alguns casais se arriscaram a dançar shot.

Apesar das condições não serem das melhores (mar alto, orça), no dia 18 a flotilha zarpou com destino a Caravelas, de onde poderia esperar para seguir para Abrolhos.

Caravelas

Caravelas não é uma parada tradicional do CCL mas havia na edição anterior a flotilha parou la e foi bem recebida. Este ano a prefeitura pediu que o Cruzeiro incluisse Caravelas no seu roteiro, o que foi confirmado após a abertura das inscrições, daí não constar do programa preliminar. A vantagem de uma parada em Caravelas é poder esperar um bom momento para ir a Abrolhos, que fica a meio dia de navegação.

A entrada de Caravelas, que poucos participantes conheciam, tem uma barra muito bem balizada por causa das chatas que transportam eucalipto de Caravelas para uma fábrica de celulose ao Sul. O local onde a flotilha ancorou fica em 17°43.812'S   039°16.138'W. Há um pier flutuante recém inaugurado que permite desembarcar com bote. A maré pode atingir 2m. Chegamos na sexta 19.

Os participantes foram recebidos pelo prefeito, secretária de turismo e outros membros da administração. À noite, foi oferecido um jantar na praia da Barra, com moquecas de peixe e lagosta (matéria prima fornecida pela empresa Prime)

No sábado um guia turístico nos levou para conhecer a pé a cidade, contando sua história.  Fomos depois levados de ônibus para um almoço no Tio Berlindo (Barra), seguido por uma visita ao centro de visitantes do projeto Jubarte, com direito a uma apresentaçãod e capoeira e palestras sobre a região e baleias. À noite, música ao vivo

Uma pousada (Beco Shangri-lá) ofereceu um banho de chuveiro quente por R$5.00.

As condições de mar e vento estavam péssimas, a ponto da Marinha não permitir que as embarcações de mergulho que vão a Abrolhos operassem, de modo que ficamos em Caravelas mais tempo que o previsto. Finalmente, na quarta 24, a flotilha seguiu para Abrolhos.

Abrolhos

 A velejada até Abrolhos foi bastante desconfortável. A flotilha usou algumas poitas instaladas do lado Sul da Ilha de Santa Barbara ou ancorou por la. A angoragem estava muito mexida. O plano era ter um churrasco na ilha mas por um problema trâmite de autorização  não foi possível. Em compensação todos puderam desembarcar, visitar o farol e ver o pôr do sol de la de cima, uma




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